Consumo de suplementos: Tudo o que você precisa saber sobre [Guia]

Consumo de suplementos: Tudo o que você precisa saber sobre [Guia]

Suplementos alimentares

O consumo de suplementos no Brasil cresceu. Isso é o que constatou a pesquisa de mercado da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (ABIAD).

Em comparação com a edição anterior, que aconteceu em 2015, o número de lares com consumidores de suplementos aumentou 10%.

Grande parte desse consumo é motivado pela busca de saúde e bem-estar, mas também devido a objetivos específicos, de acordo com cada grupo de usuários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira mais informações com a IndCaps, uma das maiores especialistas em suplementos do mercado.

A busca por saúde e bem-estar através do consumo de suplementos

A busca pelo bem-estar é o que tem motivado a crescente busca pelo consumo de suplementos, que funcionam como um completo alimentar, fornecendo inúmeros nutrientes necessários ao organismo.

Essa demanda crescente por saúde e bem-estar também pode ser vista no aumento do consumo de alimentos saudáveis, o que se evidenciou com a pandemia em 2020.

Uma pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) mostrou, por exemplo, que houve um aumento de 44,5% no consumo de orgânicos durante os sete primeiros meses da pandemia de Covid-19.

O próprio Google é um indicativo da crescente procura por soluções que ajudem a fortalecer o organismo e a imunidade.

Em 2020, por exemplo, a busca por “como aumentar sua imunidade” cresceu 136%, segundo o Google Trends Brasil.

E essa procura por saúde e bem-estar tem se consolidado como uma tendência, mesmo após a pandemia.

Consumo de suplementos e diferentes públicos consumidores

Consumo de suplementos em universitários praticantes de musculação

O consumo de suplementos por praticantes de musculação, especialmente universitários, foi fonte de pesquisa da Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, um periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício.

Dentre os entrevistados, conclui-se que a maior parte desse público consumidor é do sexo masculino e a indicação do uso de suplementos se dá, principalmente, por indicação do nutricionista, em 44,4% dos casos.

Já a motivação para o consumo se dá pelo objetivo de ganho de massa muscular, sendo o Whey Protein um dos mais consumidos (73,7%).

Consumo de suplementos por jovens e adultos frequentadores de academias de ginástica

Outra pesquisa investigou o consumo de jovens em academias na cidade de São Paulo de forma mais ampla, não necessariamente por universitários.

Neste estudo, 201 jovens entre 15 e 25 anos, que frequentam academias participaram do estudo e, dentre eles, 61,2% usavam suplementos.

Dentre os mais utilizados estavam as bebidas esportivas com 12%, os hipercalóricos  também com 12%, os aminoácidos com a porcentagem de 10%, as proteínas com 10% e a creatina com 8%.

Público sênior

Outro público consumidor de suplementos são as pessoas da terceira idade. Nessa faixa etária, o metabolismo já não funciona mais de forma tão eficiente e nem mesmo a absorção de nutrientes.

A osteoporose, por exemplo, é uma doença que, muitas vezes, pode ser prevenida pelo nível adequado da vitamina D (principalmente pelo banho de sol e/ou pela suplementação alimentar) e a prática de hábitos saudáveis, como caminhada e musculação.

Outros suplementos podem ser favoráveis, desde que sempre indicados e acompanhados por orientação médica ou de um nutricionista, como por exemplo probióticos, aminoácidos, o cálcio, a vitamina C, vitamina E, polifenóis, carotenóides, fósforo, magnésio, dentre outros.

Gestantes

O consumo de suplementos vitamínicos é indicado pelos médicos tanto para gestantes quanto para mulheres que querem engravidar.

Isso porque a falta de determinados nutrientes podem gerar doenças para a futura mamãe e até interferir na formação do feto, podendo causar má-formação.

Na gravidez, essa falta de nutrientes é muito séria e, por isso, uma série de exames de conferência de vitaminas são solicitados pelo médico já no primeiro trimestre.

Principais resultados da ABIAD – Pesquisa “Hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil”

A última pesquisa da ABIAD, que citamos no início deste conteúdo, trouxe uma série de dados importantes que revela muito sobre os hábitos de consumo de brasileiros e também sobre o crescimento do mercado de suplementos alimentares no Brasil.

O estudo foi feito em sete capitais do Brasil e concluiu que 98% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o uso de suplementos alimentares.

Já 85% dos entrevistados levantaram o fator “Saúde” como um dos principais que o levaram a consumir suplementos.

Convém destacar também que mais da metade dos entrevistados (51%) realiza a suplementação por indicação de profissionais de saúde, como é recomendado pelos principais órgãos de saúde.

A pesquisa ABIAD aponta crescimento no consumo de suplementos alimentares no Brasil?

Vimos que o consumo de suplementos em 2020 cresceu 10% em relação ao ano de 2015, quando foi feita a primeira pesquisa.

Mas o levantamento não parou por aí e revelou que ainda há muita oportunidade de crescimento. A penetração de suplementos nos lares brasileiros ainda pode expandir. Apenas 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares.

Dentre os entrevistados, foi concluído que 90% usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e 85% estão em busca de saúde e bem-estar.

Além disso, ao comparar as duas edições da pesquisa, a Dra. Tatiana Pires, presidente da ABIAD, destacou que houve um amadurecimento no consumo de suplementos por parte dos consumidores, que estão mais conscientes e seguros em relação ao consumo.

Quais os benefícios do consumo de suplementos alimentares?

Existe uma série de benefícios que podem resultar do uso de suplementos alimentares. Dentre os principais podemos citar:

  • suprir a deficiência ou a insuficiência de nutrientes no organismo que não puderam ser adquiridos pela alimentação ou que não puderam ser absorvidos devido a alguma doença;
  • contribuir para o bom funcionamento do metabolismo e das funções vitais, suprimindo o nível ideal dos nutrientes. Como por exemplo, fortalecer o funcionamento do sistema imunológico, ou o digestivo pelo consumo de probióticos. 
  • contribuir com as necessidades nutricionais de pessoas, pensando nas suas condições e  nos seus objetivos individuais, como por exemplo, pessoas idosas que, muitas vezes, possuem maior dificuldade de absorção de nutrientes ou atletas que buscam melhorar suas performance ou ganho de massa magra;
  • trazer praticidade e facilidade para adquirir o nível desejado dos nutrientes desejados, sendo um bom aliado complementando a alimentação na rotina diária. 

Esses são os principais benefícios de uma forma bastante geral, mas cada nutriente presente nos suplementos, possuem  funções específicas no organismo.

Como por exemplo, o cálcio contribui na formação dos ossos, a vitamina C auxilia na absorção do ferro, a vitamina B12 pode ser útil para vegetarianos e veganos que não podem adquiri-la por meio de proteínas animais e assim por diante.

O que você precisa saber antes do uso: qual é a sugestão de consumo de suplementos?

A principal sugestão no consumo de suplementos, é que eles devem ser utilizados como um complemento à alimentação e sempre com indicação médica ou de um nutricionista.

Dessa forma, eles conseguem complementar o que não é suprido no nível desejado pelos alimentos, beneficiando o organismo com nutrientes que são necessários para cumprir funções metabólicas básicas e atingir objetivos específicos.

No entanto, eles também podem ser utilizados para auxiliar em determinados objetivos, como por exemplo, o ganho de massa muscular, a melhora de energia durante atividades físicas, o complemento nutricional dentro de dietas restritivas, dentre outros.

Como saber se um suplemento é de qualidade?

A principal dica para saber se um suplemento é de qualidade é verificar se ele segue as indicações da Anvisa em seu rótulo.

Ele também precisa estar registrado no órgão (isto é, aqueles que contém enzimas e probióticos) ou apenas notificado (sendo isento de registro), e assim declarar à Anvisa que cumpre as regras necessárias.

A Anvisa destaca que os suplementos não são medicamentos e não servem para tratar, prevenir ou curar doenças.

Por isso, é importante desconfiar de empresas que vendem isso aos clientes de forma categórica, pois pode se tratar de uma propaganda enganosa.

Dicas da Anvisa

Os suplementos que seguem as regras da Anvisa devem trazer a expressão “SUPLEMENTO ALIMENTAR” em caixa alta e negrito.

Além disso, devem constar no rótulo da embalagem, as seguintes informações:

  • recomendação de uso para cada grupo populacional e faixa etária;
  • advertências em relação à composição ou forma de administração;
  • restrições de uso, por exemplo, para gestantes, lactantes ou outros grupos;
  • tabela nutricional, com descrição das quantidades de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas, probióticos;
  • lista de ingredientes;
  • lista de alergênicos, como por exemplo a  declaração da presença de glúten e lactose, que podem causar alergias em determinados grupos de pessoas.

Os suplementos que contém enzimas e probióticos devem ser registrados na Anvisa e podem ser consultados no site da agência reguladora.

Já os outros tipos de suplemento precisam declarar que atendem às regras e comunicar o início da fabricação ou importação do produto ao órgão de vigilância sanitária do seu município.

Conheça os produtos suplementares IndCaps disponíveis no Brasil

A IndCaps possui um portfólio de cápsulas gelatinosas, voltadas a diferentes públicos e com uma abrangência de nutrientes, dentre as quais podemos citar:

  • vitamínicos;
  • ômega;
  • nutricosméticos;
  • minerais e óleos vegetais .

Dentro dessas categorias podemos encontrar uma série de de produtos suplementares para incorporar no seu portfólio de produtos, como vitamina D3, vitamina E, coenzima Q10, óleo de cártamo, polivitamínico, ômega-3 e muitos outros.

Encontre os melhores produtos suplementares no catálogo da IndCaps e solicite um orçamento conosco!

Conclusão

O consumo de suplementos teve um expressivo crescimento nos últimos cinco anos e muitas pessoas adotaram os suplementos na rotina diária com a pandemia, quando passaram a buscar formas de aumentar a imunidade.

Há muitas opções de suplementos no mercado, e eles podem atender necessidades dos diferentes grupos de consumo que incluem jovens e adultos – sejam eles frequentadores de academia ou não –, pessoas idosas, gestantes e mulheres que pretendem engravidar.

Os suplementos tem como objetivo oferecer um complemento alimentar de acordo com os  diferentes momentos e estilos de vida.

Para conferir mais conteúdos sobre suplementos alimentares, confira o blog da IndCaps!

Rolar para cima