Suplemento para aumentar a imunidade: Qual o melhor e onde obter

Suplemento para aumentar a imunidade: Qual o melhor e onde obter

Suplementos alimentares

O Brasil é um dos grandes mercados consumidores de suplementos alimentares para aumentar a imunidade no mundo. 

Atualmente ele é o terceiro maior mercado de suplementos alimentares, depois apenas dos Estados Unidos e da Austrália, segundo dados de pesquisa da Saudifitness.

A popularidade dos suplementos alimentares não se dá à toa. Eles são capazes de complementar a alimentação, suprindo as faltas de nutrientes e proporcionando melhora da saúde e do bem-estar.

Consequentemente, eles contribuem também para melhorar um dos sistemas mais complexos do corpo humano: o sistema imunológico.

Neste conteúdo você vai aprender:

  • quais os melhores nutrientes presentes nos suplementos que contribuem para aumentar a imunidade e como fortalecer o sistema imunológico;
  • como aumentar a imunidade rapidamente;
  • quais os melhores nutrientes presentes nos suplementos que podem aumentar a imunidade de idosos, dentre outras informações. Acompanhe!

Sistema imunológico: O que é imunidade e como ela funciona?

O sistema imunológico, de forma bastante simplória, é o sistema de defesa do corpo humano. 

A explicação básica não faz jus à complexidade desses sistema, que envolve diferentes órgãos, tecidos e células, e trabalha como um grande conjunto orquestrado para buscar um bom funcionamento do corpo.

Sua atuação vai desde um simples corte no dedo até a destruição de células cancerosas. Um pequeno corte pode não parecer nada, mas dentro do corpo as células do sistema imunológico se unem para combatê-lo.

Milhões de células ficam em posição de ataque contra qualquer invasor que possa surgir através do corte. Substâncias químicas são produzidas pela pele afetada. Pode haver formação de pus, inchaço na região e as células responsáveis destroem os invasores e tratam de fechar e curar a ferida.

Podemos imaginar o sistema imune como uma grande barreira que nos protege de invasores externos, patógenos e infecções. 

A complexidade do sistema imunológico, por outro lado, não trabalha de graça. Para um bom funcionamento, é preciso estar com as vacinas, alimentação, o sono e o exercício físico em dia.

Chamamos, portanto, de imunidade os mecanismos de defesa do sistema imunológico e a capacidade de resistir a possíveis antígenos. 

O que abaixa a imunidade? Quais os sintomas de quem está com a imunidade baixa?

suplemento para aumentar a imunidade

Uma série de fatores podem contribuir para abaixar a imunidade e deixar o corpo mais suscetível a infecções, como por exemplo ou maus hábitos na rotina diária, alguns tipos de medicamentos e também algumas doenças, como as crônicas por exemplo.

O sistema imune funciona como uma máquina. Ou ele recebe o que é necessário para que as células continuem trabalhando bem ou pode começar a apresentar defeitos.

Para um bom funcionamento, quatro fatores são básicos e de fundamental importância:

  • alimentação rica em vitaminas e nutrientes;
  • dormir bem;
  • controle do estresse;
  • vacinação.

Tabagismo, bebidas em excesso, drogas, alimentação desequilibrada contribuem para prejudicar seu funcionamento.

Além disso, alguns medicamentos como os corticóides, imunossupressores e antibióticos, além de doenças como obesidade, desnutrição, hepatite e imunodeficiência adquirida (AIDS) também podem ser prejudiciais.

São sintomas de quem está com a imunidade baixa, infecções frequentes, resfriados que que se prolongam ou que possuem sintomas agravados e também o aparecimento de infecções cutâneas.

Como o suplemento alimentar pode contribuir para a imunidade?

Vimos que a alimentação é um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas quando ela está deficiente ou pobre em nutrientes os suplementos alimentares podem ser um bom aliado para fortalecer a imunidade.

Os suplementos possuem nutrientes que podem suprir a necessidade no corpo e, assim, evitar que a deficiência ou insuficiência de um nutriente ou mais, possa ser causadora de problemas maiores.

Ou seja, a contribuição dos suplementos alimentares é ajudar a manter os níveis necessários dos nutrientes no organismo para o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Segundo Resolução e Instrução Normativa da Anvisa para suplementos alimentares (RDC nº 243/2018  e  IN nº 28/2018), existem alguns que auxiliam no funcionamento do sistema imune. São eles: as vitaminas A, B12,  B6, C, D,  o cobre, ferro, selênio, zinco e o ácido fólico. 

Falaremos sobre este e outros suplementos para aumentar a imunidade abaixo. Confira!

Qual é o melhor suplemento para aumentar a imunidade?

Vitamina A

Dentre os suplementos para aumentar a imunidade, a Vitamina A tem entre seus benefícios a regeneração de tecidos, a renovação celular, o combate aos radicais livres, ação antioxidante e anti-inflamatória, a formação de colágeno, dentre outras.

Também é trabalho da Vitamina A, estimular a produção de anticorpos, além de ajudar diretamente na identificação e combate de microorganismos invasores do corpo humano.

Vitamina D3

No nosso país, mais de 870 mil pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D e outros 7,5 milhões da mesma faixa etária estão com concentrações abaixo do que é considerado saudável.

Por isso a Vitamina D é muito usada como suplemento para aumentar a imunidade de idosos, mas a deficiência também é comum em pessoas de outras faixas etárias.

Dentre as suas funções, está o fato de que ela melhora a absorção de cálcio e contribui na formação de ossos e dentes, na resposta imunológica e no sistema muscular.

O que chamamos de vitamina D é, na verdade, um complexo das vitaminas D1, D2, D3, D4 e D5, mas a D3 é uma das mais importantes para o corpo, sendo aquela sintetizada  pela exposição ao sol.

Leia também: Onde encontramos vitamina D e veja a importância para o organismo

Vitamina E, Selênio e Zinco

A Vitamina E atua diretamente na ação dos leucócitos, ou glóbulos brancos, como também são chamados. Eles são responsáveis pela produção de anticorpos e também por fagocitar (destruir) corpos estranhos.

Outros suplementos para aumentar a imunidade são o zinco e o selênio. O primeiro destaca-se por atuar na defesa contra agentes antioxidantes e também na regulação do sistema imunológico.

A deficiência do nutriente está associada a uma maior vulnerabilidade na resposta contra vírus e bactérias.

Não é diferente com o selênio que atua na proteção do sistema imune, a partir da regulação da plasticidade dos macrófagos, da manutenção da produção do estado redox em células imunes, dentre outras funções.

Suplemento para aumentar a imunidade de idosos: Ômega 3 (DHA e EPA)

Sem dúvida, os nutrientes provenientes da qualidade e da variedade dos alimentos ingeridos são essenciais para as funções vitais e para nosso bem estar. 

E na terceira idade, a importância de ter uma alimentação equilibrada é ainda maior, pois é quando a deficiência de vitaminas e sais minerais pode prejudicar mais a saúde.

Além das vitaminas citadas acima, podemos acrescentar a ingestão de outros nutrientes que podem contribuir para o sistema imunológico dos idosos.  

Lembrando que, sempre a fonte principal dos nutrientes deve ser a alimentação, e fazer o uso de suplementos alimentares de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Um bom aliado é o Ômega 3 que está contido em peixes (EPA – ácido eicosapentaenóico) e gorduras de fonte vegetal (ALA – ácido alfa-linolênico), como na linhaça, chia, oleaginosas e algas.

Um estudo publicado pela National Library of Medicine analisou os efeitos do ômega-3 no sistema imunológico e concluiu que alguns fatores dietéticos possuem propriedades imunorreguladoras, como é o caso dos ácidos graxos.

Uma das conclusões do estudo foi a capacidade dos ácidos graxos ômega-3 de reduzir a inflamação e de seu efeito benéfico em distúrbios relacionados à inflamação.

O efeito do ômega-3 também atua nos neutrófilos, que são considerados a primeira linha de defesa do organismo, como por exemplo na migração de neutrófilos, capacidade fagocitária (reconhecimento e destruição de invasores intracelular), bem como a produção de espécies reativas de oxigênio e citocinas.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a ingestão de peixe pelo menos de 1 a 2 na semana para suprir a quantidade necessária pelo organismo. 

Caso não haja essa ingestão, cabe averiguar a necessidade de suplementação com um médico especializado.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é um tempero bastante característico na culinária oriental. 

Suas funções vêm sendo estudadas ao longo dos anos, e hoje, sabe-se que ele possui um componente chamado curcumina, que atua como um importante protetor da imunidade.

Segundo estudo publicado na Revista Eletrônica Thesis, de São Paulo, nas duas últimas décadas, mais de 7 mil artigos atribuíram à curcuma as funções de componente anti-inflamatório, antioxidante e antibacteriano.

Probióticos

Outro suplemento para aumentar a imunidade são os probióticos, responsáveis pelo sistema gastrointestinal.

Esse sistema tem ligação com o sistema imune, pois é a maior porta de entrada de microorganismos no corpo humano.

Os probióticos contribuem para uma boa digestão e ficam a postos para impedir que a entrada de microorganismos pelo consumo de líquidos e alimentos possa ser prejudicial e causador de doenças.

Aliás, outro sinal de imunidade enfraquecida é a má-digestão constante e o aparecimento frequente de gases em excesso.

O consumo de probióticos com indicação médica pode ser uma forma de como fortalecer a imunidade.

É bom tomar vitamina C para aumentar a imunidade?

melhor suplemento para aumentar a imunidade

Ao pensar em suplementos para aumentar a imunidade, a vitamina C é uma das mais lembradas contra infecções, vírus e resfriados.

Como o nosso corpo não produz vitamina C, seu consumo é, sim, essencial para a nossa proteção.

O estudo “Os efeitos da suplementação com Vitamina C” publicado na Revista Conhecimento Online mostra que a ação protetora da Vitamina C contra o câncer já foi comprovada, além de sua contribuição nas funções fisiológicas normais do corpo, como crescimento dos tecidos e a cicatrização de feridas.

A baixa ingestão da vitamina tem sido associada com doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes mellitus, câncer e Alzheimer.

No entanto, cabe destacar que o excesso da substância também pode ser tóxico ao organismo e, por isso, a consulta a um médico ou nutricionista é indispensável em qualquer caso de suplementação de vitaminas para aumentar a imunidade.

Benefícios do extrato de própolis para aumentar a imunidade

Além dos suplementos alimentares, outra maneira de como fortalecer a imunidade é através do própolis.

O composto é estudado há anos e foi utilizado em diferentes momentos da história. Sabe-se que entre os gregos a substância foi adotada como cicatrizante. Na época da Segunda Guerra Mundial a substância foi empregada em várias clínicas soviéticas e até em tratamentos como o da tuberculose.

A substância tem propriedades antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante e antiviral. Não à toa, é considerada uma ótima substância para contribuir com a imunidade, não é mesmo?

Conclusão

Atualmente, muitos hábitos da população contribuem para uma imunidade mais baixa e colocam a saúde em risco.

Má-alimentação, insônia e até mesmo o estresse contribuem para isso. Os suplementos, por outro lado, ajudam a repor nutrientes, complementando a alimentação e contribuindo para um bom funcionamento do sistema imunológico.

Aqui na IndCaps nós temos diversos suplementos que contribuem para uma vida mais saudável.

Conheça agora mesmo o nosso catálogo de produtos e passe a comercializar os suplementos para a imunidade da IndCaps!

Confira mais conteúdos como este no blog da IndCaps!

Rolar para cima