Benefícios do óleo de borragem para a pele, sistema cardiovascular e outras áreas da saúde!
Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de borragem? O assunto tem despertado o interesse de diversos estudiosos e pesquisadores ao redor do mundo e hoje nós trouxemos um guia completo sobre o assunto!
O óleo de borragem ainda não é tão popular no Brasil, pois a planta que dá origem a ele é encontrada nativamente apenas no sul da Europa e no oeste da Ásia.
No entanto, em alguns países de outras regiões as propriedades e características da planta já são mais difundidas e já conhecem há tempos os benefícios do óleo de borragem.
Neste conteúdo, nós vamos conhecer alguns estudos sobre o assunto e os benefícios do óleo de borragem para a pele, para mulheres que sofrem com sintomas da TPM e até para a saúde cardiovascular.
Confira o que a IndCaps preparou para você!
O que é e para que serve o óleo de borragem?
O óleo de borragem é uma substância extraída das sementes da planta Borago officinali, muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e seus benefícios para o sistema cardiovascular.
Essas conclusões têm como referência diferentes estudos sobre os nutrientes da Borragem, dos quais falaremos mais adiante.
O que torna este óleo tão rico são os altos níveis de ácido graxo ômega-6, mais especificamente, o ácido gama-linolênico (GLA).
Em diversos países, a planta, suas folhas e as flores, são comumente consumidas como parte da refeição, o que facilita o consumo dos nutrientes da borragem na alimentação diária.
Ela é comum, por exemplo, na Europa, em regiões do oeste da Ásia, e também na América do Norte.
No entanto, aqui no Brasil, o cultivo e o consumo dessa planta não são comuns e, por isso, algumas pessoas optam pela suplementação para obter os benefícios do óleo de borragem.
Leia também: Para que Serve o Óleo de Cártamo: benefícios e como tomar
Quais os benefícios do óleo de borragem?
Apresenta propriedades anti-inflamatórias
Alguns estudos indicam que dentre os benefícios do óleo de borragem estão propriedades anti-inflamatórias bastante poderosas, que podem contribuir na redução dos sinais e sintomas de algumas doenças como artrite e artrose.
Em um estudo realizado com pacientes que sofriam de artrite reumatóide, 37 pacientes foram divididos de forma aleatória em dois grupos.
Um desses grupos recebeu uma dose diária de 1,4 gramas de ácido graxo GLA, contido no óleo extraído das sementes de borragem, enquanto o outro recebeu um placebo composto por óleo de semente de algodão.
Depois de 24 semanas, período que durou o teste, o grupo que recebeu o placebo não manifestou qualquer melhora ao longo da pesquisa.
Já os indivíduos que consumiram o óleo derivado das sementes de borragem apresentaram redução de sinais e de alguns sintomas como:
- sensibilidade nas articulações;
- inchaço nas articulações;
- rigidez matinal.
Alivia os sintomas da TPM
De acordo com estudos recentes, os benefícios do óleo de borragem são efetivos também para as mulheres, no que diz respeito à Síndrome Pré-Menstrual.
Um estudo concluiu que o uso do óleo foi seguro e contribuiu para minimizar os sintomas físicos e emocionais da síndrome pré-menstrual em um grupo de mulheres que participou do experimento.
Participaram do estudo 180 pacientes que apresentavam diagnóstico clínico de TPM. Elas ingeriram uma cápsula diária de óleo de borragem de 900 mg durante três ciclos menstruais.
As participantes do estudo responderam um questionário avaliando sintomas físicos e emocionais da Síndrome Pré-Menstrual em uma escala de 1 a 10 pontos.
Mais de 95% das pacientes apresentaram alguma redução nos sintomas, com base na comparação entre as declarações do primeiro e do último questionário.
Protege e melhora a saúde da pele
Os benefícios do óleo de borragem também podem ser relacionados à pele, especialmente, em pacientes com doenças inflamatórias da derme, como as dermatites atópicas, por exemplo.
Os pacientes com dermatite atópica apresentam alterações na barreira cutânea e desregulação do sistema imunológico.
Já foi identificado que o óleo de borragem demonstrou graus de eficiência contra a dermatite atópica e que ele pode se mostrar útil em pacientes que procuram o tratamento de forma alternativa.
Isso é o que conclui uma análise publicada na PubMed que revisa vários estudos feitos sobre o uso desse óleo e efeitos positivos na pele.
Dentre os benefícios encontrados estão a redução da inflamação da pele, além da redução dos níveis de escamosidade e coceira, sintomas geralmente causados pela doença.
Vale mencionar que, vários estudos têm sido feitos sobre o assunto, no entanto, ainda há oportunidade para investigações mais elaboradas e mais aprofundadas.
Melhora o sistema cardiovascular e pressão arterial
A melhora do sistema cardiovascular é um dos benefícios do óleo de borragem e também é objeto de estudos. Algumas análises com ratos em que o óleo de semente de Borragem foi incluído na dieta diminuiu significativamente a pressão arterial dos animais.
Em um estudo publicado no PubMed, ratos de dois grupos distintos foram alimentados com uma dieta purificada contendo óleo de gergelim e óleo de borragem rico em ácido gama-linolênico por 7 semanas. A pressão arterial e o peso foram monitorados semanalmente.
Em comparação com o óleo de gergelim, o óleo de borragem se mostrou redutor da pressão arterial em ratos hipertensos e normotensos.
Como usar o óleo de borragem?
O óleo de borragem não é comumente consumido no Brasil na alimentação e, por isso, alguns médicos e nutricionistas podem optar pela suplementação para obter os benefícios dos nutrientes nele presentes.
É possível encontrar o óleo de semente de borragem como um suplemento em cápsulas gelatinosas isolado ou combinado a outros componentes e ingredientes.
De forma geral, a cápsula pode ser tomada antes ou depois das refeições, e deve-se respeitar a quantidade indicada no produto ou recomendada pelo médico ou nutricionista.
Já para condições de pele, como no tratamento de eczemas e dermatites tópicas, o uso mais comum é por meio de óleos com aplicação direta na derme ou combinado com outros produtos cosméticos.
Qual a diferença entre óleo de borragem e óleo de prímula?
As principais diferenças entre o óleo de borragem e o óleo de prímula estão na sua origem vegetal e na quantidade de GLA contida em cada um.
O óleo de prímula é geralmente associado ao óleo de borragem devido às suas composições serem parecidas, pois ambos contém ácidos graxos ômega-6 do tipo GLA.
No entanto, eles são extraídos de plantas diferentes. O óleo de borragem é derivado das sementes da planta, Borago officinalis, enquanto o óleo de prímula vem de uma planta chamada Oenothera biennis.
E a concentração de GLA no óleo de borragem geralmente é maior do que no óleo de Prímula.
Quem não pode tomar óleo de borragem?
De acordo com a Anvisa, o suplemento a base de óleo de borragem não é recomendado para:
- mulheres grávidas e lactantes;
- crianças e adolescentes.
E ainda seu consumo, deve ser evitado por :
- pacientes com epilepsia e esquizofrenia;
- pessoas com alergia à substância;
- pessoas que estão tomando medicamentos anticoagulantes, diuréticos e anti-hipertensivos.
Por isso, é muito recomendável a consulta de um profissional da saúde antes de iniciar a suplementação de óleo de borragem, ou o uso do mesmo de forma atopica.
Uso de Óleo de Borragem e associações
Os benefícios do óleo de borragem também podem ser combinados com outros óleos benéficos à saúde, como os ômegas 3 e 9, por exemplo. Por isso, há oferta de diversos suplementos alimentares que associam outros óleos e ingredientes ao óleo de borragem.
Confira, agora, as principais associações do uso de óleo de borragem!
Omega 3,6 e 9 e óleo de borragem
Muito comum no mercado de suplemento alimentar, a composição que oferece em um só produto Ômega 3, 6 e 9.
Nesse caso, o óleo de borragem é associado ao óleo de semente de prímula e de linhaça. Devido à presença do óleo de Prímula que também é rico em GLA, essa associação é também conhecida e oferecida por algumas marcas, como Suplemento Ômega 3, 6 e 9 Mulher.
O óleo de semente de borragem, também é associado ao óleo de peixe e de semente de linhaça, formando assim o Suplemento Ômega 3,6,e 9 Homem, pela não presença do óleo de Prímula.
Vale mencionar que ambos produtos acima mencionados podem ser consumidos pelos homens e/ou mulheres.
Ambos podem ser encontrados na IndCaps! Saiba mais abaixo!
Onde comprar óleo de borragem?
Os suplementos que possuem óleo de semente de borragem, e as suas associações, podem ser encontrados em farmácias, lojas especializadas ou nos e-commerce das marcas e portais de venda on-line. Importante pesquisar e analisar se a marca escolhida para consumo segue as normas definidas pela ANVISA.
Já para o mercado business to business, diferentes composições com óleo de borragem estão disponíveis na IndCaps, empresa brasileira que fabrica cápsulas gelatinosas moles.
Além das opções acima, o óleo de borragem também pode ser encontrado em suplemento isolado, enriquecido com vitamina E, um poderoso antioxidante.
Temos duas opções de concentração de GLA, o Suplemento alimentar de Óleo de semente de Borragem com 1,8% de GLA. Ou seja, a cada 1000mg da dose, 1,8mg de GLA são fornecidas. Ou há uma versão SPL com 18% de GLA enriquecida com vitamina E em um só suplemento.
Nosso portfólio contém diversos suplementos em cápsulas gelatinosas mole que podem auxiliar no bem-estar e contribuir com a suplementação de nutrientes para manter o organismo saudável!
Conheça mais sobre o óleo de Borragem SPL GLA 18% com vitamina E e o óleo de Óleo Borragem GLA 1,8%!
Conclusão
Como vimos, os benefícios do óleo de borragem podem ser vantajosos para diferentes áreas da saúde humana.
Os estudos mostraram que os ácidos graxos contidos no óleo de borragem possuem propriedades anti inflamatórias, o seu uso pode ser oral, através de suplementos alimentares, ou de forma tópica.
Atualmente, os estudos já feitos sobre o assunto concluem que o óleo pode ser benéfico para a saúde das mulheres que sofrem com sintomas pré-menstruais, já que pode auxiliar na melhora dos sintomas físicos e emocionais. Ou, pode ser usado em um tratamento auxiliar, ou alternativo para a melhora de doenças tópicas, como as dermatites e eczemas.
Há oportunidade de novos estudos mais elaborados, mas o que sabemos até agora é bastante animador.
E você, já conhecia esses resultados sobre os benefícios do óleo de borragem?
Leia também: Óleo de Semente de Abóbora: quais os benefícios e principais suplementos