Dicas

Imunidade: Como Aumentar, Principais Vitaminas e Dicas

Muitas pessoas buscam como aumentar a imunidade do corpo, visto que o sistema imunológico é responsável pela defesa contra doenças, além de outras funções muito importantes. 

Desse modo, é comum que se busque a melhor maneira de fortalecer a imunidade. Principalmente, a alimentação é a maior responsável por manter a imunidade em níveis adequados.

Além de comer bem, é necessário investir na retirada de alimentos que contém substâncias danosas ao organismo.

Por fim, outra indicação para aumentar a imunidade é avaliar o uso de suplementos que buscam suprir vitaminas e minerais. 

Acompanhe a leitura deste artigo e aprenda melhor sobre quais são as melhores práticas para fortalecer a imunidade. Boa leitura!

Imunidade: como aumentar?

Existem diversas formas de tornar o seu sistema imunológico mais preparado para lidar com microrganismos invasores.

Para aqueles que estão cansados de infecções, gripes e outras doenças, é necessário tomar medidas de prevenção.

Realizar práticas que aumentam a imunidade não deve ser apenas no momento em que se enfrenta um vírus ou bactéria, mas também quando se está saudável, de modo a prevenir o aparecimento de enfermidades.

De início, é necessário saber que as pessoas precisam ter bons hábitos de saúde. Sempre vale a mesma dica, e não tem para onde fugir: é necessário dormir bem, se alimentar bem  e realizar atividades físicas com regularidade.

O corpo precisa de um descanso adequado para realizar todas as funções que são essenciais para a nossa saúde. 

Além disso, outra prática altamente recomendada é a ingestão de 2 litros de água ou mais por dia. Isso faz com que o nosso organismo funcione melhor.

Hábitos como o uso de cigarros e alta ingestão de álcool também podem fazer com que a nossa imunidade fique abaixo do recomendado.

A melhor maneira de aumentar a imunidade é através da imunonutrição. Basicamente, consiste em seguir uma dieta com alimentos que possuem nutrientes que favorecem o sistema imune.

Confira os principais nutrientes e alimentos para que você inclua no seu cardápio diário:

  • Selênio: castanhas, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, queijo, repolho, feijão e trigo;
  • Ômega-3: sementes de chia, nozes e linhaça, sardinha, salmão e atum;
  • Vitamina C: acerola, caju, salsa, pimentão amarelo, brócolis, goiaba;
  • Zinco: ostras, carne de boi, gérmen de trigo, gergelim, semente de abóbora, amêndoas e amendoim;
  • Vitamina E: semente de girassol, óleo de girassol, avelã, amendoim, azeite de oliva, amêndoa;
  • Vitamina A: salmão, manteiga, queijo de cabra. queijo minas, batata doce, abóbora, repolho, couve-manteiga, cenoura crua e cozida;
  • Probióticos: iogurte natural, iogurte de kefir e leite fermentado enriquecido.

A alimentação saudável e rica em nutrientes deve ser praticada regularmente, estando doente ou não.

Quando não é possível atingir a taxa diária adequada de ingestão desses nutrientes, é possível utilizar suplementos. Vamos explicar mais à frente sobre eles.

Por fim, é recomendado evitar uma dieta baseada exclusivamente em alimentos ultraprocessados, altamente industrializados ou de fast food.

Eles são ricos em gorduras ruins, corantes, conservantes e aromatizantes. Essas substâncias, além de não contribuírem para fortalecer a imunidade, podem estar correlacionadas com o aparecimento de diversas doenças.

Entenda como funciona a imunidade do corpo humano

O sistema imunológico é formado por uma série de órgãos, tecidos e células que atuam no combate a microorganismos invasores. 

A partir de reações orgânicas, o corpo combate vírus e bactérias que podem causar doenças e infecções.

Para entendermos melhor a imunidade, primeiro temos que entender sobre as principais células do sistema imune. Confira:

  • Linfócitos: células que são fortemente alteradas durante infecções. São divididas em três tipos (B, T e Natural Killer);
  • Monócitos: elas circulam no sangue por poucas horas e depois passam para outros tecidos, quando sofrem a diferenciação, se tornando assim um macrófago;
  • Neutrófilos: são as primeiras células a encontrar um invasor, o atacando também primeiro do que todas as outras;
  • Eosinófilos: geralmente são encontradas em menores quantidades no sangue. No entanto, são aumentadas em casos de alergias e infecções;
  • Basófilos: também são células encontradas em pequenas quantidades, mas aumentam no período de inflamações ou alergias.

O funcionamento do sistema é, em resumo, a partir da identificação de micro-organismos maléficos e depois no combate destes.

Existem duas respostas principais, que são a resposta imune inata e a resposta imune adaptativa.

A resposta imune inata é a primeira acionada pelo organismo e a resposta imune adaptativa é mais específica e só é ativada quando a primeira não funciona.

A resposta imune inata ou natural existe em todos os organismos. Trata-se de uma resposta composta por:

  • Barreiras físicas: Pele, pelos e muco;
  • Barreiras fisiológicas: Acidez estomacal, temperatura corporal, citocinas e outras defesas humanas naturais, mas não celulares;
  • Barreiras celulares: Células responsáveis pela imunidade.

Já a resposta imune adaptativa é aquela gerada por células de memória. Ou seja, é a resposta adquirida após infecções, fazendo assim com que o corpo combata melhor doenças que já tivemos.

A resposta imune adaptativa é dividida em dois tipos:

  • Imunidade humoral: ocorre através de anticorpos produzidos pelos linfócitos do tipo B;
  • Imunidade celular: ocorre através da produção de anticorpos pelos linfócitos do tipo T, que destrói o invasor, ou até mesmo “matam” as células infectadas.

Esse tipo de resposta imune pode ser obtida não só por infecções anteriores, mas também por vacinas e aleitamento quando bebê, pois o leite materno pode transmitir anticorpos.

Quais os principais sinais de imunidade baixa?

Existem alguns sinais que podem indicar que a sua imunidade está baixa. 

O primeiro deles é cansaço excessivo. As pessoas com imunidade baixa podem sentir uma sonolência persistente, além de se sentirem cansados mesmo depois de dormirem por várias horas.

Isso acontece porque quando estamos doentes, o nosso corpo utiliza muito esforço para combater invasores, fazendo assim com que nos sintamos cansados. 

Além disso, quando se tem infecções recorrentes, pode ser um sinal de imunidade baixa. Afinal, quando o corpo não tem o sistema imunológico fortalecido, há maior possibilidade das infecções se manifestarem.

Em alguns casos também pode ocorrer a queda de cabelo. Isso porque a queda de cabelo está relacionada com má alimentação e falta de vitaminas, o que também causa imunidade baixa.

Sempre bom reforçar, que, para entender se há alguma alteração em seu organismo, é necessário realizar os exames adequados e a consulta a um profissional da área da saúde.

Como suplementos e vitaminas podem ajudar a aumentar a imunidade?

Os suplementos vitamínicos e minerais são recomendados por profissionais da saúde de forma a se adequar com a necessidade de cada paciente.

Eles atuam para suprir aquelas vitaminas, minerais e nutrientes que um indivíduo não consegue ingerir em sua alimentação.

Para a imunidade, os suplementos são positivos, visto que podem suplementar vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do sistema imune.

De qualquer forma, é preciso lembrar que manter bons hábitos e uma boa alimentação são os principais fatores para uma imunidade regulada.

Quais as vitaminas e suplementos que contribuem para a imunidade?

Abaixo, separamos os principais minerais e vitaminas que ajudam na fortificação da imunidade. Confira:

Vitamina D

A Vitamina D atua em diversas funções do corpo, como no fortalecimento ósseo, pois ela aumenta a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.

Além disso, é uma vitamina fundamental para o sistema imunológico, pois ajuda na prevenção do surgimento de doenças como gripes e resfriados.

Óleo de Peixe

O óleo de peixe pode ser rico em Ômega 3, um ácido graxo que é responsável pela maioria dos benefícios do óleo

Este nutriente previne doenças cardiovasculares, além de ter um grande poder anti-inflamatório, tratando assim enfermidades como a artrite reumatoide.

Vitamina C

A Vitamina C é uma vitamina antioxidante que participa de várias reações metabólicas. 

Além disso, é uma vitamina que se relaciona com a melhora da imunidade, visto que protege as células contra os radicais livres, pois também é anti-inflamatória. 

Ainda, ela auxilia o bom funcionamento dos glóbulos brancos, tornando assim o seu trabalho no combate de vírus e bactérias mais fácil e efetivo.

Cúrcuma

A Cúrcuma é um ingrediente natural que possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Caso você deseje consumir, prefira o suplemento ou a raiz in natura, pois a cúrcuma em pó sofre alguns processamentos, além de que é comumente misturada com outros ingredientes.

Selênio

O selênio é um mineral que possui poder antioxidante, anti-inflamatório e ainda auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico.

Existem estudos que relacionam o mineral com a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Zinco

O zinco é um mineral que auxilia processos das células de defesa (linfócitos) e que ainda é anti-inflamatório e antioxidante. 

Própolis

O própolis é um alimento produzido pelas abelhas em um processo de coleta de flores, folhas e cascas.

O seu extrato é bastante benéfico para o sistema imunológico, pois ele é rico em fenólicos e antioxidantes.

Como escolher a melhor cápsula de suplemento para imunidade?

A melhor cápsula de suplemento para imunidade vai ser aquela em que se encontram as concentrações necessárias de vitaminas e minerais as necessidades de cada organismo.

Ou seja, você precisa saber sobre o quanto de vitaminas você já consome e qual é a quantidade que lhe falta.  Dessa maneira, é possível escolher o suplemento que você realmente precisa.

Também é importante escolher por boas marcas do mercado, porque os ingredientes dos suplementos serão de maior qualidade.

Conheça as cápsulas de IndCaps, perfeitas para suplementação alimentar. No nosso portfólio há várias opções de vitaminas e minerais que,  como exposto acima,  podem contribuir para  a imunidade!

Conclusão

Este artigo teve como objetivo expor as principais práticas capazes de aumentar a imunidade. 

Caso tenha gostado do artigo, você também pode conferir o nosso blog para ler mais sobre suplementação. 

IndCaps

Recent Posts

Nutricosméticos: descubra os benefícios que podem trazer para pele, cabelos e unhas!

Para aqueles que têm uma rotina agitada e não abrem mão de se cuidar, os…

1 mês ago

Vitamina para memória: descubra as que mais influenciam na cognição!

Você já ouviu falar em vitamina para memória? Algumas vitaminas são essenciais para que as…

2 meses ago

Para que serve o óleo vegetal: quais os 8 principais óleos vegetais e seus benefícios

Você sabe para que serve o óleo vegetal? Os óleos vegetais são uma fonte de…

4 meses ago

Suplementos para gestantes: conheça os principais

Qual é o melhor suplemento para grávidas? Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem…

5 meses ago

Benefícios do óleo de borragem para a pele, sistema cardiovascular e outras áreas da saúde!

Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de borragem? O assunto tem despertado…

7 meses ago

Para que serve a vitamina E: conheça a vitamina que pode combater a oxidação e o envelhecimento precoce

Quer entender para que serve a vitamina E? Neste conteúdo nós vamos te contar tudo…

7 meses ago