Ômegas

Saiba quando é necessário tomar cápsulas de Ômega 3

O consumo de suplementos alimentares é visto por 85% dos brasileiros como a busca por saúde e bem-estar. O lado positivo é que a utilização de produtos como o ômega 3 é feita com a recomendação de profissionais de saúde, informou uma pesquisa divulgada no ano passado, pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins especiais e congêneres (Abiad). 

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de consumir essa substância e os benefícios que podem trazer ao organismo. Dessa forma, elaboramos um artigo para esclarecer os questionamentos e ainda, alertar que o uso de suplementos necessita de orientação profissional. Continue a leitura e fique bem-informado.

[rock-convert-pdf id=”364″]

O que é Ômega 3?

Trata-se de um grupo de lipídios (gorduras) encontrados em alguns alimentos que, quando consumidos, apresentam benefícios científicos comprovados à saúde humana. 

Desse modo, o consumo desse ácido graxo está relacionado a melhorias de síndrome metabólica, diminuição da obesidade abdominal, resistência à insulina, hipertensão, menores riscos de doenças cardiovasculares e inflamatórias. 

Em outras palavras, o ômega 3 é constituído por um grupo de gorduras que ao serem ingeridas são absorvidas pelas membranas celulares, melhorando as funções biológicas humanas. A atuação pode acontecer em órgãos como a retina, coração, fígado e rins, prevenindo a ocorrência de enfermidades ou lesões. 

Vale destacar que o ômega 3 pode ser encontrado em alimentos como peixes, óleo de linhaça, canola, nozes ou manipulados na forma de suplementos, comercializados em cápsulas. 

 

Quem pode utilizar Ômega 3?

Inicialmente é importante destacar que a ingestão de qualquer substância ligada à saúde corporal precisa de orientação profissional. Por isso, antes de adquirir o produto é recomendável consultar um especialista e realizar exames clínicos para ter certeza que o seu organismo apresenta carências dos componentes oferecidos no suplemento. 

Nesse sentido, especialistas em nutrição argumentam que o consumo do ômega 3 pode ser obtido na forma de alimentação ou suplementação em cápsulas. Como é difícil adotar uma dieta diária com ingredientes que tenham esse componente, a segunda opção de uso pode contribuir para que o organismo receba a dose necessária. 

Alguns estudos apontam que o produto pode ser consumido em diferentes fases de vida, pois atenderão as necessidades da estrutura corporal, em termos de desenvolvimento ou prevenindo processos de enfermidades. Acompanhe os benefícios para cada etapa:

Crianças: o uso está

Ômega 3

associado a melhorias no crescimento, desenvolvimento do cérebro e sistema visual de crianças. Um dos componentes do ômega 3, o DHA, é o principal responsável por esses benefícios e em idades mais avançadas (9 a 12 anos) contribui para o equilíbrio cognitivo e cardiovascular. 

Adultos: a ação mais relevante para adultos é a propriedade anti-inflamatória, por normalizar os índices de inflamação no organismo. Do mesmo modo, o produto tem sido usado em outras abordagens, como por exemplo, controle dos níveis de colesterol e glicemia do sangue, prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, aumento da disposição e da memória. 

Idosos: segundo estudos científicos, o uso de suplementação com ômega 3 em idosos age na prevenção ou redução da gravidade de várias doenças: cardiovasculares, diabetes, doenças renais e inflamatórias, além de acúmulo de gorduras nas paredes ou interior das artérias.

Grávidas: outra indicação comprovada em pesquisas destacou o uso do produto para mulheres gestantes. A ingestão monitorada desses ácidos graxos deve ser considerada desde o início da gravidez, além da alimentação balanceada e rica em nutrientes. Os benefícios vão de redução nos riscos de partos prematuros até o desenvolvimento saudável dos bebês. 

 

Quais sintomas mostram falta de ômega 3?

A média de consumo diário do produto é diferente de acordo com a faixa etária, ainda assim, a recomendação para adultos varia de 1 a 1,6 g. Outra sugestão, feita pela Associação do Coração (American Heart Association) é de que sejam consumidos pelo menos 20% de ácidos graxos poli-insaturados. 

Por isso, quando você apresentar alguns dos sintomas abaixo, é o momento de consultar um profissional de saúde para saber se está com deficiência do ômega 3. Saiba quais são:

  • Alergias;
  • Fadiga;
  • Inflamações;
  • Lesões de pele (eczemas ou psoríase);
  • Ressecamento ocular e do cabelo.

Em síntese, a inclusão desse ácido graxo na rotina diária das pessoas demonstra inúmeras vantagens, tanto para indivíduos saudáveis quanto para os que tenham algum tipo de enfermidade. A atuação do suplemento contribui para a melhoria e prevenção de várias doenças, além de provocar a sensação de bem-estar.

Contudo, a superdosagem também pode oferecer riscos à saúde humana, o que reforça a afirmação da importância de contar com um acompanhamento profissional. As pesquisas científicas colaboram cada vez mais para o entendimento dos benefícios de consumir o produto.

Agora que você está mais seguro sobre a utilização do ômega 3 é só entrar em contato com a equipe técnica da Indcaps e solicitar um orçamento para suplementação alimentar.

IndCaps

Recent Posts

Nutricosméticos: descubra os benefícios que podem trazer para pele, cabelos e unhas!

Para aqueles que têm uma rotina agitada e não abrem mão de se cuidar, os…

1 mês ago

Vitamina para memória: descubra as que mais influenciam na cognição!

Você já ouviu falar em vitamina para memória? Algumas vitaminas são essenciais para que as…

1 mês ago

Para que serve o óleo vegetal: quais os 8 principais óleos vegetais e seus benefícios

Você sabe para que serve o óleo vegetal? Os óleos vegetais são uma fonte de…

4 meses ago

Suplementos para gestantes: conheça os principais

Qual é o melhor suplemento para grávidas? Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem…

5 meses ago

Benefícios do óleo de borragem para a pele, sistema cardiovascular e outras áreas da saúde!

Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de borragem? O assunto tem despertado…

7 meses ago

Para que serve a vitamina E: conheça a vitamina que pode combater a oxidação e o envelhecimento precoce

Quer entender para que serve a vitamina E? Neste conteúdo nós vamos te contar tudo…

7 meses ago