Cápsula softgel: características, vantagens e diferenças
Uma das formas de suplementação que mais conquistam o público nos últimos anos, a cápsula softgel é prática, de fácil ingestão, e ajuda a promover a reposição de vitaminas e nutrientes como parte da rotina alimentar do consumidor.
Ainda, devido às suas características são consideradas de alta eficácia justamente por seu interior capsular se soltar com mais facilidade, garantindo a absorção pelo organismo no momento certo.
Mesmo com esses e diversos outros benefícios que tornam as cápsulas softgel tão atrativas e eficientes, muita gente ainda tem dúvida acerca da real aplicação desse tipo de apresentação do suplemento alimentar, que contribui imensamente para a nossa saúde.
E ninguém melhor que a especialista na fabricação de cápsulas gelatinosas moles, a IndCaps, para tirar suas dúvidas sobre esse assunto em um guia completo!
Confira abaixo nosso artigo dedicado a te informar sobre a cápsula softgel, suas características e principais vantagens – e mais uma série de razões que vão fazer você entender melhor a importância da cápsula como suplemento alimentar.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é cápsula softgel e para que serve?
A eficiência da cápsula softgel é tanta que ela é usada não somente como uma das formas para suplementação alimentar, mas com uma das apresentações na indústria farmacêutica, destacando a sua importância.
Também chamadas de cápsulas de gelatina mole, as cápsulas softgel são compostas, essencialmente, de material gelatinoso, com alguns componentes adicionais que ajudam a obter a sua característica e textura.
Indicadas para encapsulamento de ingredientes líquidos, geralmente oleosos, ou de composição de líquidos e sólidos, essas cápsulas são de fácil absorção pelo organismo e de maior conforto para deglutição.
Qual a diferença entre cápsula gelatinosa e comprimido?
Foto: Shuttestock
Comprimidos e cápsulas são coisas completamente diferentes, mas compreender essa distinção não é difícil.
Os comprimidos são compostos pelos fármacos descritos na sua bula, com funcionalidades de acordo com a proposta dele, são comprimidos em um equipamento específico para garantir a ele esse formato característico.
Já as cápsulas são compostas por um princípio ativo e envolvidas por um invólucro, de tamanho e formato variados, podendo as cápsulas serem duras ou moles.
Inclusive, dentro desse assunto, vale a pena explicar a diferença entre cápsulas duras e moles.
As cápsulas duras são usadas, essencialmente, para conter ingredientes com algum fármaco em pó, facilitando a administração oral desses medicamentos ou suplementos alimentares, e contendo a dosagem confiável para o tratamento em questão.
Já as cápsulas moles, também chamadas de cápsulas softgel, são compostas por líquidos, com seu invólucro feito de gelatina que protege o princípio ativo do medicamento ou suplemento, além de ajudar a camuflar o sabor desagraável do medicamento.
Pode mastigar ou morder cápsula gelatinosa?
As cápsulas moles não perdem suas propriedades nem falham com a sua função se forem mastigadas, principalmente pelo seu revestimento ser gelatinoso, sendo maleável e mastigável.
Porém, não faz muito sentido mastigar um suplemento em cápsula gelatinosa mole, justamente porque se encapsula os ingredientes para evitar gostos não tão agradáveis ao paladar.
Por exemplo: melhor ingerir uma cápsula de óleo de fígado de bacalhau (fonte de vitamina A) ou um cápsula de óleo de peixe (fonte de Ômega) sem sentir o gosto e característico dos óleos.
Ou seja, o diferencial dessa apresentação de suplementação está, principalmente, na sua facilidade de deglutição, em tornar a ingestão das fontes de vitaminas e sais minerais mais agradável e claro, bem mais prático na rotina diária.
Logo, apesar de não ser uma contraindicação, não existe bem uma necessidade de mastigar a cápsula softgel, e por isso não recomendamos.
Cápsula softgel: benefícios
Foto: Unsplash
Com suas propriedades de dissolução ideais, as cápsulas softgel são a melhor solução para a suplementação e ingestão de medicamentos, absorvidas pelo organismo sem causar desconforto na sua dosagem.
E essa é apenas uma das suas vantagens!
Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais as cápsulas de gelatina mole têm sido preferência com relação aos comprimidos revestidos e cápsulas duras:
Fácil de engolir
Citamos no decorrer deste artigo e destacamos mais uma vez a facilidade de ingestão proporcionada pelas cápsulas softgel.
Elas são modeladas, em seu formato, pensando na conveniência da administração oral, com baixas propriedades de fricção, se tornando fáceis de engolir e deglutir.
Além disso, elas levam apenas 20 a 30 minutos para se dissolverem no estômago!
Isso porque, quando entram em contato com a água, as cápsulas softgel absorvem a água com a sua parte externa, começando a inchar e dissolvendo por completo.
Protege e conserva os nutrientes
As cápsulas softgel são hermeticamente seladas, com seu conteúdo inserido por meio de injetor de preenchimento, com o volume de material nutritivo distribuído na quantidade apropriada para cada cápsula.
Por essa razão, as cápsulas gelatinosas moles são muito mais uniformes, e o seu revestimento composto de gelatina e água é considerado inviolável, preservando precisamente os nutrientes.
Ainda, apesar de a sua conservação ser simples e durável, as cápsulas devem ser mantidas em ambiente seco e em temperaturas ambientes, evitando o calor excessivo.
Para garantir a estabilidade do suplemento, deve-se estar em ambiente seco, de umidade relativa não superior a 50%.
Segurança
A cápsula de gelatina é uma das formas mais seguras de suplementação alimentar.
Com suas propriedades de solução pensadas para uma ingestão fácil, segura, e em um breve intervalo de tempo, a cápsula softgel é controlada, dentro do organismo, para que a liberação seja realizada na hora correta e no local certo, sendo muito mais eficazes.
Características que fazem a cápsula mole ser uma tendência mundial
O consumo das cápsulas gelatinosas moles têm conquistado a preferência do público, tanto na suplementação de vitaminas, quanto na ingestão de medicamentos, mudando completamente a forma como lidamos com as cápsulas em nossa rotina.
Oferecendo dosagens precisas e de fácil absorção, as cápsulas softgel são seguras e invioláveis; além disso, seu sabor e cor são neutros.
O que é o princípio ativo das cápsulas softgel?
Toda a tecnologia envolvida na produção das cápsulas softgel serve para oferecer os benefícios dos seus ingredientes: óleos, extratos vegetais, vitaminas e outros, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.
Dada a versatilidade da tecnologia da cápsula softgel, existem diversos princípios ativos e nutrientes oferecidos nos suplementos alimentares em cápsula gelatinosa mole no mercado.
Veja abaixo alguns dos principais produtos.
Principais tipos de suplementos em cápsulas softgel
Foto: Unsplash
A suplementação oferecida em formato de cápsulas softgel são dos mais variados complexos vitamínicos, minerais e óleos vegetais e animais. Atuam como reposição, e suplementação, de uma série de nutrientes do nosso corpo.
São alguns desses suplementos:
- vitaminas D, vitamina E, vitamina complexo B e outros;
- óleo vegetal de semente de linhaça, de abóbora, de prímula e outros;
- sais minerais como cálcio, magnésio e outros ;
- óleo marinho fonte de ômega 3;
- aminoácidos como o L triptofano e outros.
Compostas com os mais diversos ingredientes, que buscam atender a requerimentos específicos das dietas e rotinas das pessoas, as cápsulas softgel são ótimas opções.
Esses suplementos são importantes para:
- contribuir para a visão;
- ajudar na absorção de cálcio;
- manutenção da pele, unha e cabelo;
- contribuir com o aumento da imunidade;
- contribuir em diversas funções metabólicas do organismo;
- fornecer ações antioxidantes que protegem o organismo dos dados dos radicais livres;
- e muito mais benefícios.
Como é feita a avaliação das fórmulas para suplementos em cápsula softgel
A definição das fórmulas e a concentração do princípio ativo para suplementos deve ser feita pelo próprio fabricante, ou pelo responsável pela comercialização do produto.
E para isto, os seguintes aspectos são considerados: quais os benefícios a serem oferecidos, qual o público alvo do produto, e quais os ingredientes estão autorizados e em qual quantidade diária pela ANVISA.
Vale mencionar que os suplementos alimentares são isentos de registro perante a ANVISA: eles devem ser apenas notificados junto ao órgão.
Ou seja, é responsabilidade do detentor da marca/produto garantir que o mesmo está de acordo com as regras definidas pela ANVISA.
Outra obrigação dos produtores, é informar no rótulo ao consumidor a composição, os ingredientes utilizados, a dose diária recomendada, tabela nutricional, alergênicos e as alegações, data de validade e lote.
Conclusão
Ainda ficou com alguma dúvida sobre a cápsula softgel e as suas contribuições para a nossa saúde?
Com uma proposta muito mais atual e descomplicada, a inclusão das cápsulas softgel na rotina torna a ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes muito mais simples e prática – e, por esse e outros fatores, elas têm agradado o consumidor.
Seja complementando a rotina alimentar esportiva, ajudando a cuidar da pele, ou complementando a dieta com vitaminas e ômega, a cápsula softgel é sempre uma opção muito recomendada!
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre o assunto!
Para mais dicas e informações, acesse aqui o blog completo da IndCaps, especialista na fabricação de cápsulas gelatinosas moles (CGM): oferecemos o melhor conteúdo sobre nutrição, saúde e fabricação de cápsulas!