Para que serve o óleo vegetal: quais os 8 principais óleos vegetais e seus benefícios
Você sabe para que serve o óleo vegetal?
Os óleos vegetais são uma fonte de gorduras saudáveis e podem ser usados para diversos fins, muito além da culinária. Você sabia que há diversos óleos vegetais que podem ser inseridos na rotina diária e que contribuem para a saúde da pele, cabelo e coração e outros benefícios?
Neste conteúdo, vamos explorar quais são os óleos vegetais mais comuns, suas principais características e relevância para o bom funcionamento do organismo.
Além disso, iremos explicar sobre como eles podem ser usados para cozinhar, hidratar a pele e até mesmo contribuir para a saúde. Confira!
O que é óleo vegetal?
O óleo vegetal é uma substância gordurosa retirada das plantas. As principais fontes são as sementes, mas também podem ser obtidos a partir da polpa, casca, fruto e caule.
As gorduras presentes nos óleos vegetais são insaturadas e poli-insaturadas, que são benéficas para o organismo. Elas são essenciais para o bom funcionamento celular e há estudos que indicam que ajudam a reduzir o colesterol ruim no corpo.
Para que serve o óleo vegetal?
Os diferentes óleos vegetais podem ser aplicados em diversas áreas, como por exemplo, para a alimentação, na composição de cosméticos, em produtos farmacêuticos, lubrificantes, tintas entre outros.
Um fato curioso é que antigamente ele também era utilizado até mesmo para iluminação.
Como os óleos vegetais são produzidos?
Os óleos vegetais podem ser produzidos a partir de diferentes partes das plantas, como raiz, polpa, folha e sementes. Sendo que a matéria prima mais utilizada são as sementes e a polpa para a extração dos óleos vegetais.
O método mais utilizado de extração do óleo vegetal é a prensagem, que consiste em esmagar o material vegetal para liberar o óleo.
Outro método de extração é por solvente, nesta técnica o óleo pode ser dissolvido em um solvente orgânico como o hexano. Depois disso, o solvente é retirado por evaporação, o que deixa o óleo puro.
Após a etapa da extração, é necessário que o óleo seja refinado para que as impurezas sejam removidas, além de melhorar o sabor e sua aparência. O refino faz com que o óleo atinga o padrão de aceitação no mercado e também aumente a sua estabilidade oxidativa, isto é, o seu tempo de vida útil.
O refino do óleo vegetal inclui: decantação, filtração, neutralização, desodorização e branqueamento.
Resumidamente, os óleos vegetais podem ser produzidos a partir de diferentes partes das plantas, por prensagem ou extração por solvente. O óleo é então refinado para melhorar a qualidade e o prazo de validade para uso e aplicação.
Afinal, quais são os benefícios do óleo vegetal?
Confira abaixo quais os principais benefícios de alguns óleos de origem vegetal. As propriedades variam entre os óleos disponíveis para consumo:
- o óleo vegetal pode contribuir para reduzir o colesterol ruim;
- as gorduras do óleo vegetal ajudam no aumento dos níveis de colesterol HDL, mais conhecido como o colesterol “bom” no sangue;
- o consumo de óleo vegetal também ajuda na saúde do coração, contribuindo na prevenção de doenças cardíacas;
- o óleo vegetal também colabora com o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro;
- além disso, pode ajudar a manter a pele hidratada e mais saudável.
8 Principais óleos vegetais
Separamos uma lista com os 8 principais óleos vegetais, confira:
Óleo de semente de linhaça
A linhaça é um alimento que oferece diversos benefícios, pois é repleto de nutrientes.
O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para a saúde cardiovascular e cerebral. Este óleo é considerado um alimento funcional por conta do grande teor de Ômega 3 na forma ALA (ácido alfa linolênico), e por também conter ácido graxo da família do Ômega 6.
Cerca de 50% do Óleo da semente da linhaça é formado por Ômega 3, por isso é considerado a maior fonte vegetal de Ômega 3.
No organismo, apesar da taxa de conversão ser incerta, o Ômega oriundo da Linhaça (ácido alfa-linolênico) pode ser convertido em Ômega 3 nas formas de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexaenoico), sendo estas as formas iguais ao Ômega 3 oriundo dos Óleos de peixe.
Este óleo pode ajudar na saúde geral do organismo. A Indcaps oferece o óleo de linhaça dourada em cápsulas, extraído a frio. As cápsulas estão disponíveis em dois tamanhos : 500mg e 1000mg.
Óleo de amêndoas
Outro óleo que também é bastante versátil e nutritivo, é o óleo de amêndoas.
O óleo de amêndoas é um líquido claro e amarelo-dourado, que possui um aroma suave e sabor delicado.
Este óleo é rico em vitamina E, um antioxidante que auxilia a proteger as células do corpo dos danos gerados pelos radicais livres. Ele também contém vitamina K, que é muito importante para a coagulação do sangue.
Além de tudo isso, o óleo de amêndoas é aplicado em produtos para promover:
- hidratação da pele, a mantendo macia e saudável, muitas gestantes utilizam o óleo de amêndoas para a prevenção de estrias;
- nutrição do cabelo, reduzindo a quebra e gerando melhoria do brilho.
Óleo de semente de prímula
Outro aliado das mulheres no combate aos sintomas da TPM é o óleo de prímula.
Contudo, o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), alega que a maioria dos benefícios do óleo de prímula para a saúde ainda estão sendo investigados.
O óleo de prímula é fonte de ômega-6 e possui propriedades anti-inflamatórias que estão sendo analisadas para terapias alternativas. Além da TPM, os terapeutas começaram a usá-lo no tratamento de artrite reumatóide e para problemas de pele.
Óleo de semente de cártamo
Extraído das sementes da planta com o mesmo nome, o óleo de cártamo, oferece alto valor nutricional e se tornou bastante conhecido como suplemento em cápsulas.
O sabor do óleo costuma ser neutro e pode ser utilizado em várias receitas. Além disso, é considerado importante para uma dieta equilibrada, sendo rico em gorduras insaturadas e ajudando em diversos aspectos da saúde.
O Óleo de Cártamo é conhecido por ser o óleo com o maior teor de gorduras poli-insaturadas, sendo rico em Ômega 6 (Ácido linoleico) e Ômega 9 (Ácido oleico).
Esses ácidos graxos são essenciais. Isto é, não são produzidos naturalmente pelo organismo, logo, eles precisam ser fornecidos através da alimentação ou suplementação.
Óleo de abacate
O abacate se destaca por ser um dos frutos mais ricos em nutrientes. O óleo de abacate é um produto natural extraído, em geral, da polpa da fruta.
O óleo de Abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, contém ácidos graxos essenciais, em especial o ácido oléico, mais conhecido como Ômega 9.
Este óleo costuma ser utilizado em diversos produtos relacionados ao cuidado com a saúde e beleza.
Os suplementos de óleo de abacate são excelentes para aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-9 e ômega 7.
Óleo de girassol
Outro óleo vantajoso para a saúde é o óleo de girassol. Ele é composto de ácidos graxos insaturados, sendo que seu principal componente é o ácido linoleico.
O ácido linoleico é um ácido graxo ômega-6, o que é bem importante para a saúde do cérebro e do coração.
Na culinária, o óleo de girassol é bastante utilizado para cozinhar, assar e fritar. Além disso, pode ser usado para temperar saladas e outros pratos.
Na indústria cosmética, ele costuma ser usado para a pele e cabelos, como loções, shampoos e cremes hidratantes.
Ele também é utilizado em suplementos alimentares, como cápsulas, comprimidos e líquidos. Os suplementos de óleo de girassol são excelentes para aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-6 e vitamina E.
Óleo de semente de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta é um óleo vegetal extraído das sementes da planta rosa mosqueta, nativa dos Andes chilenos. É rico em vitamina C, vitamina A e ácidos graxos essenciais, como o ácido oleico e o ácido linoleico.
Seus principais benefícios estão relacionados a saúde da pele, sendo eles:
- antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres;
- reduzem a inflamação e hidratam a pele;
- ajuda na regeneração da pele, reduzindo a aparência de cicatrizes, queimaduras e manchas.
Óleo de semente de abóbora
Uma das principais características do óleo de abóbora é que ele possui um alto teor de ácido linoleico.
Contudo, além deste ácido graxo, o óleo de abóbora também possui teores consideráveis de ácido oleico, popularmente conhecido como ômega 9.
Consumir óleo extraído de semente de abóbora pode beneficiar o funcionamento intestinal, cerebral e cardíaco.
Segundo alguns estudos, a suplementação do óleo de abóbora pode controlar a hiperplasia benigna da próstata. Além disso, o óleo também auxilia na diminuição da incontinência urinária.
É válido ressaltar que o processo de coleta de óleo de abóbora é realizado a partir da prensa fria, e não é simples de ser feito em casa. É mais indicado fazer o uso dos suplementos.
Como usar óleo vegetal?
Conforme vimos ao decorrer deste conteúdo, o óleo vegetal pode ser usado para diversos fins, como para culinária, em suplementos ou até mesmo em cosméticos. Quando os óleos vegetais fazem parte da alimentação diária, ajudam a manter o corpo nutrido. Além disso, também podem ser usados em nutricosméticos.
Na cozinha, os óleos vegetais devem ser utilizados em fogo médio ou baixo, pois em fogo alto é arriscado que ele queime e comece a liberar toxinas.
Em geral os óleos vegetais são seguros para consumo pela maioria das pessoas, mas há pessoas que podem ser alérgicas a algumas nozes e sementes e por isso devem estar atentas à fonte do óleo antes do consumo.
Para os cabelos ou a pele, o óleo pode ser utilizado puro ou misturado com outros produtos cosméticos. Também é importante fazer uso de um óleo que seja mais indicado para o seu tipo de pele.
Como usar óleo vegetal no corpo?
Dando continuidade no uso do óleo na pele, é importante destacar que eles costumam deixar a reter a umidade na pele, deixando-a mais macia e com um aspecto mais saudável.
Para hidratar a pele, você pode aplicar o óleo vegetal na pele limpa e seca. Em seguida, você pode massagear o óleo na pele.
Para utilizar o óleo como proteção para a pele, aplique o óleo antes de sair de casa, no rosto ou na parte que deseja proteger dos danos causados pelo sol, vento e poluição.
Lembrando que é sempre importante cuidar de questões alérgicas e consultar um dermatologista antes de fazer o uso de qualquer produto.
Alguns especialistas recomendam que pessoas com a pele sensível, usem óleos vegetais prensados a frio.
Afinal, como escolher o óleo vegetal ideal?
Em suma, podemos concluir que o óleo vegetal oferece diversos benefícios para a saúde.
Ao escolher um óleo vegetal, é essencial considerar quais desses benefícios você deseja ou precisa obter, além de considerar os fatores pessoais, como alergias.
Quer saber mais sobre os benefícios dos óleos vegetais? Conheça a IndCaps.
Experimente nossos suplementos em cápsulas, nosso portfólio conta com cápsulas gelatinosas que auxiliam na reposição e complementação de vitaminas e diversos nutrientes indispensáveis ao corpo!