Suplementos alimentares

Suplementos para atletas: Quais os melhores tipos?

Os suplementos para atletas são bastante utilizados, tanto por aqueles de alto rendimento, quanto por pessoas que praticam esportes ou realizam atividade física de forma amadora.

Tais suplementos consistem em vitaminas, minerais e outros nutrientes capazes de melhorar o desempenho durante os exercícios físicos.

Ou ainda, podem ser ingeridos para ajudar na preparação ou na recuperação do organismo após as atividades físicas.

Existem suplementos para diversos fins, como aumentar a força, facilitar a construção de massa muscular, viabilizar a recuperação, ou apenas manter uma boa condição física e de saúde como um todo.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar quais são os suplementos para atletas mais utilizados e se vale a pena fazer o uso.

Acompanhe a leitura!

Suplementos para atletas: quem regula?

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por regulamentar todos os aspectos referentes aos suplementos alimentares. 

Até meados de Junho de 2018, a Anvisa segmentava os suplementos em 6 categorias diferentes, sendo uma delas específica para os atletas.

Porém, em Junho de 2018 o órgão publicou o que ficou conhecido como o “Marco Regulatório dos Suplementos”, agrupando todas as 6 categorias anteriores em uma só.

Ou seja, a resolução RDC 243/2018 revogou a RDC 18/2010, que continha as definições específicas para o grupo de suplementos destinados a atletas.

Assim, a regulamentação atual concentra todos os nutrientes em uma só categoria, sejam eles destinados a atletas ou não.

Vale ainda ressaltar, que o uso de um determinado ativo e/ou quantidade na formulação, é o que define se o produto é um suplemento alimentar ou um medicamento. Neste último caso, se for considerado um medicamento, a legislação é diferente e bem específica.

Você já pode ter observado que no rótulo dos produtos há a seguinte frase “produto isento de obrigatoriedade de registro sanitário”. 

Isto significa que os suplementos não precisam mais de registro perante a Anvisa. Porém, os seus fabricantes e/ou comerciantes são responsáveis por oferecer produtos que estejam de acordo com as resoluções do órgão e devem notificar os mesmos junto a Vigilância Sanitária de cada município ou estado.

As regras da Anvisa definem quais nutrientes e em quais quantidades podem ser utilizadas na composição dos suplementos de acordo com o público alvo (gestante, lactante, adulto ou infantil).

A agência também estabelece quais são as alegações que podem ser feitas nos rótulos e nas campanhas de divulgação. Estes benefícios são baseados em estudos científicos.

Além da indústria e do comerciante, o consumidor final também pode consultar essas informações que estão reunidas em um portal interativo da Anvisa.

Tomar suplementos nutricionais ou apenas consumir alimentos?

Há uma grande dúvida a respeito da necessidade de uso dos suplementos nutricionais. 

Muitas pessoas defendem que os suplementos para atletas devem ser consumidos apenas quando há falta de nutrientes no organismo, justamente por uma alimentação não balanceada.

Geralmente, o uso de suplementos é recomendado quando há carência de nutrientes no organismo, mas eles também podem ser utilizados por atletas, amadores ou profissionais, que buscam melhorar o seu desempenho de forma mais facilitada.

Afinal, nem sempre é possível, por exemplo, obter altas taxas de carboidratos, que fornecem energia ao corpo, apenas por meio da alimentação.

Por isso, os suplementos alimentares podem ser utilizados até mesmo por aqueles que possuem hábitos alimentares saudáveis. 

Quais são os melhores e os mais usados suplementos para atletas

Abaixo, confira os suplementos para atletas mais utilizados, conhecidos por oferecerem bons resultados nos treinos e esportes:

Óleo de Peixe / Ômega 3 (Ácidos Graxos)

Os ácidos graxos, extraídos comumente de óleo de peixe ou outras fontes vegetais, são bastante úteis para contribuir com uma boa saúde.

Dentre os seus benefícios é possível apontar a sua contribuição para a saúde do coração e a regulação de colesterol no sangue.

Além disso, ácidos graxos como o ômega 3 são conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias, o que também influenciam positivamente na recuperação de lesões decorrentes de treinos ou de esportes.

Polivitamínico

Os polivitamínicos são suplementos comercializados com uma grande variedade de vitaminas e minerais.

Há grande carência de vitaminas e minerais em toda população mundial e, portanto, o seu uso pode contribuir para o bom funcionamento de funções basais e vitais do organismo.

Os seus benefícios podem ser sentidos na imunidade, na melhora da qualidade visual, na regulação do colesterol e açúcar no sangue, bem como no aumento de energia, seja mental ou corporal.

Vitamina D3

A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é aquela sintetizada pelo nosso corpo, sobretudo, quando há exposição ao sol.

No entanto, a exposição deve ocorrer diretamente na pele. Por conta das pessoas utilizarem peças de roupa em ambientes externos, e/ou bloqueadores solares, é bem comum que as pessoas apresentem a taxa da vitamina abaixo do nível ideal.

A vitamina D3 é benéfica para saúde óssea, bem como para funções energéticas e para o funcionamento do sistema muscular.

Estudos da Universidade de Londres apontam que a suplementação desta vitamina foi capaz de aumentar a força de membros superiores e inferiores em pessoas saudáveis.

Cafeína

A cafeína é um dos suplementos que os atletas tomam para melhorar o estado de alerta. Ela é encontrada naturalmente no café, mas também pode ser formulada em suplementos.

Muitos atletas a utilizam como pré-treino, ou seja, para auxiliar em seu desempenho durante a atividade física.

Segundo a Anvisa, quando tomada uma dose de 200mg 1 hora antes do exercício, a cafeína auxilia no aumento da capacidade de resistência e no desempenho de exercícios físicos de resistência.

Em suplementos alimentares para indivíduos comuns, a dose máxima de cafeína a ser consumida por dia é de 200mg, porém, para aqueles suplementos voltados exclusivamente para uso de atletas, é permitido ingerir até 400mg de cafeína por dia, desde que não sejam ingeridos mais de 200mg de cafeína por tomada.

Óleo de Cártamo

O óleo de Cártamo é proveniente de uma planta de nome científico Carthamus tinctorius.

Trata-se de um suplemento natural, que é utilizado para auxiliar na perda de peso e no controle do colesterol.

Proteína do soro do leite (Whey Protein)

A proteína do soro de leite é, basicamente, uma boa fonte concentrada de proteína, que é fundamental para a síntese muscular.

Além disso, o Whey Protein é capaz de facilitar a recuperação do músculo e melhorar a saúde óssea do atleta.

Nesse caso, é possível que a quantidade diária necessária de proteína seja ingerida por meio de alimentos. No entanto, pessoas que têm dificuldade em comer muita proteína, ou que não possuem tanto tempo para preparo de alimentos, optam pela suplementação.

Algumas pessoas optam por ingerir suplementos de caseína, logo que trata-se da substância presente no leite com maior concentração de proteína.

Outros atletas optam pela albumina, que é proteína extraída do ovo.

Creatina

A creatina é uma molécula bastante interessante para atletas. Isso porque ela possibilita que o corpo produza ATP, uma fonte de energia utilizada pelos músculos em exercícios intensos.

Dessa forma, a creatina auxilia que atletas consigam, por exemplo, aumentar o peso em exercícios de musculação.

BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada)

Os aminoácidos de cadeia ramificada são a leucina, a valina e a isoleucina. Para atividades de longa duração, o BCAA promete aumentar a disposição do atleta.

Contudo, diversos estudos científicos não conseguem constatar a sua efetividade para tal fim.

Além disso, o BCAA pode ser encontrado em diversas fontes de proteína animal, inclusive em suplementos como a proteína em pó, seja do leite ou do ovo.

Picolinato de cromo

O  picolinato de cromo é um suplemento interessante como fonte de cromo. Este nutriente influencia no metabolismo das proteínas. E a proteína, tem papel fundamental na constituição dos tecidos e órgãos do corpo, inclusive os músculos

Além disso, o picolinato de cromo auxilia no metabolismo do carboidrato ajudando a gerar energia para o organismo. E também,  auxilia no metabolismo das gorduras.

O picolinato de cromo influencia na regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue. Por isso, especialmente para pessoas que possuam diabetes é recomendável o acompanhamento com um nutricionista ou médico durante o uso deste nutriente.

Maltodextrina

A maltodextrina é um carboidrato obtido pela hidrólise do amido do milho, ou de outros vegetais, como batata e arroz.

A sua extração resulta em um pó branco doce, muito utilizado na indústria alimentícia para engrossar ou adoçar produtos diversos, como sucos e molhos.

Para atletas, a maltodextrina pode ser interessante como uma fonte de energia rápida e ela também pode auxiliar na recuperação muscular após os exercícios.

Beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido que tem uma de suas principais funções o controle do pH do sangue, evitando assim que ele se torne ácido de acordo com uma atividade de esforço físico.

Trata-se de um suplemento bastante consumido por atletas de alto rendimento, que principalmente realizam atividades de longa duração.

Quando tomar suplementos para atletas

Como já foi mencionado, os suplementos para atletas podem ser usados tanto por pessoas iniciantes nas atividades físicas ao realizarem qualquer tipo de exercício, como também por atletas profissionais.

O que recomendamos, é que cada um busque uma orientação e avalie as suas necessidades e objetivos para fazer o uso do ou dos suplementos alimentares mais adequados a sua situação.

No entanto, é preciso atentar-se caso você seja um atleta profissional. Algumas substâncias são identificadas como doping esportivo pela World Anti-doping Agency (WADA).

 Por isso, neste caso o acompanhamento com um nutricionista especializado é fundamental. Atletas podem ser até mesmo banidos de competições mundiais.

Veja a lista completa com as substâncias proibidas no esporte profissional.

Escolhendo um bom suplemento e de fabricantes confiáveis

Para escolher um bom suplemento é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é consultar um fabricante de confiança, que atende às normas legais de produção, reconhecidas pela Anvisa.

Além disso, é preciso confirmar a tabela nutricional do suplemento, e entender se a sua composição atende às suas necessidades.

O acompanhamento com um nutricionista também é importante, pois ele poderá te indicar qual é a dosagem adequada para alcançar os seus objetivos.

Como produzir suplementos para atletas?

Os suplementos para atletas podem ser encontrados em diferentes apresentações, como pó, cápsula gelatinosa, ou até mesmo em gel. 

A forma do suplemento depende de quanto um determinado ingrediente deve ser ingerido para oferecer o seu benefício ao organismo.

Geralmente, quando a dosagem recomendada é acima de 3 gramas ao dia e é um extrato, o suplemento é em pó. Mas se o ativo estiver presente em um óleo, a tecnologia de cápsulas gelatinosas moles é a mais comum.

Vale ressaltar que a tecnologia permite associar óleos a ingredientes sólidos.

As cápsulas gelatinosas moles se destacam por diversos motivos, como por exemplo:

  • variedade de cores e formatos;
  • facilidade de deglutição;
  • poder de disfarçar o cheiro de ativos;
  • versatilidade quanto a embalagens;
  • absorção rápida pelo organismo;
  • produção mais segura contra fraude.

A IndCaps é uma empresa que produz suplementos para atletas em cápsulas gelatinosas moles de alta qualidade, para que você, proprietário de farmácia, distribuidor ou laboratório, possa comercializar em alto padrão de excelência.

Conheça os suplementos para atletas da IndCaps e atenda ao público esportivo! 

Conclusão

Os suplementos para atletas são capazes de contribuir para a boa saúde do organismo e assim ajudar na  a performance das mais diversas atividades físicas.

Os ativos presentes podem ser usados para preparar o organismo para a atividade física, ou auxiliar na sua recuperação. Assim, há suplementos alimentares para o pré, durante e pós treino. 

E não é necessário ser um atleta profissional para se beneficiar do uso dos nutrientes presentes nos suplementos alimentares. Se você quer se exercitar, é importante adotar uma rotina e uma dieta balanceada visando o seu bem estar.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Para que serve Suplemento Alimentar: entenda como são fabricados”

Para mais conteúdos relevantes sobre suplementação e bem-estar, confira o nosso blog!

IndCaps

Recent Posts

Nutricosméticos: descubra os benefícios que podem trazer para pele, cabelos e unhas!

Para aqueles que têm uma rotina agitada e não abrem mão de se cuidar, os…

2 meses ago

Vitamina para memória: descubra as que mais influenciam na cognição!

Você já ouviu falar em vitamina para memória? Algumas vitaminas são essenciais para que as…

2 meses ago

Para que serve o óleo vegetal: quais os 8 principais óleos vegetais e seus benefícios

Você sabe para que serve o óleo vegetal? Os óleos vegetais são uma fonte de…

4 meses ago

Suplementos para gestantes: conheça os principais

Qual é o melhor suplemento para grávidas? Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem…

6 meses ago

Benefícios do óleo de borragem para a pele, sistema cardiovascular e outras áreas da saúde!

Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de borragem? O assunto tem despertado…

7 meses ago

Para que serve a vitamina E: conheça a vitamina que pode combater a oxidação e o envelhecimento precoce

Quer entender para que serve a vitamina E? Neste conteúdo nós vamos te contar tudo…

8 meses ago